Como transfomar a ketamina em pó?

Publicamos uma matéria falando sobre o uso da ketamina (ou quetamina) e nos comentários do post  surgiram muitas dúvidas a respeito da evaporação do medicamento para seu consumo em pó. Portanto, criamos este post baseado nos comentários deixados pelos usuários a respeito de seus métodos e suas experiências, pra explicar como secar a ketamina.

Em resumo, é necessário aquecer o remédio, que é um anestésico, para que a água evapore e sobre apenas o pó. Com isso ele pode ser cheirado. O líquido é usado originalmente por via intravenosa ou intramuscular, para anestesiar animais em cirurgias veterinárias. Mas, para o uso recreativo, as pessoas secam o medicamento para poder cheirar. É muito mais fácil ter um pó de k do que ter que carregar o líquido, seringa e agulha. Quando inalado, o pó atinge a mucosa nasal e é rapidamente absorvido, dando um efeito mais potente.

Secar a ketamina no forno

A maneira apontada como a mais eficaz pra secar a ketamina e fazer ela virar pó foi a desidratação no forno. Coloque o líquido em um recipiente de vidro ou de porcelana, como um prato grande ou ‘pirex’ no forno a cerca de 175° C por 5 minutos ou até que o líquido evapore.

Algumas pessoas colocam um prato por cima para evitar que o líquido espirre para fora da assadeira. Isso pode ajudar a evitar o desperdício. Mas se o key estiver espirrando demais é sinal de que o forno está muito quente.

E se estiver usando dois pratos, certifique-se de que o prato de baixo é maior do que o de cima para evitar que o líquido condensado no prato de cima pingue pra fora. Outro detalhe é que com dois pratos o key vai ficar muito abafado ali no meio, dificultando a evaporação.

Espere esfriar e raspe o pó que restou com um instrumento rígido, como uma espátula, lâmina de barbear do modelo antigo, ou até mesmo um cartão de crédito. Mas lembre-se que o cartão ficará danificado, portanto não use o seu cartão do banco.

Quantidade

Os remédios anestésicos mais usados para fazer key são Dopalen e Cetamin. Ambos vêm geralmente em frascos com 10ml ou 50ml. As pessoas costumam fazer um vidro de 10ml de cada vez. Quando transformado em pó, 10ml vira uma pequena quantidade de cerca de uma colher de chá rasa. De acordo com a bula, cada 10 ml contém 1,16 gramas de cloridrato de ketamina.  Portanto, este será o peso final do pó de ketamina pura, após todo o veículo usado para diluir o anestésico evaporar.

Para quem tem um vidro de 50ml, um outro método de desidratação no forno apontado é retirar 10ml do frasco de 50ml. Para saber a medida correta, as pessoas compram em uma farmácia uma seringa com agulha fina. Não é necessário retirar a tampa de borracha do medicamento, apenas enfie a agulha, puxe o êmbolo da seringa e retire a quantidade desejada do produto. Assim, o restante do líquido permanecerá dentro do vidro lacrado.

Usuários relatam que 1ml dá para umas 4 doses, portanto 10ml vai dar para 40 doses.

Microondas não é a melhor opção

Apesar de mais fácil e rápida, a sugestão é não cristalizar o “key” no microondas, pois, segundo diversos comentários de usuários, esta forma de evaporação é muito brusca, e o líquido acaba espirrando por toda parte. Usuários ressaltam que, quanto mais brusca a mudança da temperatura, pior será o resultado, portanto é melhor um aquecimento moderado pra secar a ketamina.

Há ainda a crença de que este aumento de temperatura altera as moléculas do composto e o resultado são cristais que causam um efeito deturpado, diferente do efeito que o “K” evaporado em moderadas temperatura causa. Mas esta explicação precisa de comprovação científica, talvez um farmacêutico ou químico possa dizer se o aquecimento no microondas vai altear as moléculas da ketamina a ponto de reduzir ou modificar seu efeito.

Banho-maria

Um banho-maria foi indicado como outro bom método de secar o key, mas foi apontado como muito trabalhoso e demorado. Coloque uma panela com água no fogo, e um prato fundo acima da panela. A água fervendo abaixo vai aquecer o prato e com isso secar o líquido. Mas como há muito vapor de água passando ao lado do prato, isso faz com que o processo seja mais demorado.

Lâmpada incandescente

Caso não tenha um forno disponível, é possível usar gambiarras para secar o key. Em um pirex, prato grande ou assadeira despeje a ketamina, e coloque o prato acima da lâmpada de uma luminária ou abajur de modo que o calor produzido pela lâmpada aqueça o recipiente. Acenda a luz, mas tenha muito cuidado pois esta gambiarra pode causar incêndio! Lâmpadas podem se aquecer bastante e causar fogo se estiverem em contato com materiais inflamáveis. Fique de olho, não abandone o local, e verifique periodicamente como está a evaporação.

Ferro de passar roupa

No desespero, é possível usar um ferro de passar roupa para aquecer seu prato. Coloque o ferro com a base para cima, apoiado em materiais não inflamáveis como tijolos. Ligue o ferro na temperatura baixa ou média e coloque o prato em cima. Se for um ferro a vapor, retire a água do reservatório antes de virar ele de cabeça pra baixo. Certifique-se de que essa gambiarra está segura para não causar acidentes, incêndio ou derramar seu key.

Temperatura ambiente

É possível secar a ketamina sem calor, só na temperatura ambiente em dias secos. Retire 1ml do frasco e coloque em um prato escuro. Pode-se utilizar o método da seringa descrito acima. Cubra sem fechar totalmente, e armazene em um local seguro. Como resultado, dependendo da temperatura e humidade do ar na região onde mora, já no dia seguinte terá mais ou menos 100 mg de um pó cristalizado. Aí é só triturar.

Recomendações finais

Lembre-se de triturar bem o pó depois de seco, para que não fiquem cristais grandes. A mucosa nasal não absorve pedaços grandes da droga, que ainda podem causar lesões. Você pode triturar o pó com uma colher, esmagando por cima.

Outra sugestão é usar um recipiente de qualquer cor que não seja branco pra secar a ketamina. Como o pó de ketamina é branco, ficará mais fácil saber onde deve raspar se o prato for de cor diferente.

Não use assadeira de metal ou alumínio! Quando raspar para tirar o conteúdo, você terá uma mistura acinzentada, contendo um pouco do metal da assadeira.

O recipiente contendo o key vai ficar muito quente durante o processo de evaporação, portanto tenha cuidado para não causar acidentes. Use sempre luvas térmicas ao manusear o prato, e aguarde esfriar antes de tentar retirar o pó.

A evaporação do líquido é um processo lento, podendo demorar horas, dependendo da quantidade de líquido e o método usado. Então, quanto menos ketamina colocar na assadeira, mais rapidamente terá o produto final. Portanto não tenha pressa, e também não deixe pra fazer o key de última hora.

Precauções gerais com o uso dessa droga podem ser vistas na página específica sobre ketamina.